• UNEB no Youtube
  • UNEB no Linkedin
  • UNEB no Facebook
  • UNEB no Instagram
5 atividades que ajudam a liberar a sua criatividade

Ter novas ideias pode ser um desafio, especialmente quando se está demasiadamente envolvido com a própria rotina. No entanto, existem algumas formas de melhorar o seu fluxo de ideias e conseguir pensar em algo novo. Confira 5 delas a seguir:

1 – Meta das 10 ideias

A ideia é simples: pense num assunto e tenha 10 ideias em torno dele. Você não precisa pensar muito se elas são plausíveis ou não, apenas deixe a criatividade correr. Os resultados podem te agradar mais do que você imagina!

2 – Desenhe

Você possivelmente está pensando: "eu sequer sei desenhar!". Tudo bem, a ideia não é você ser um grande artista, mas sim externar aquilo que você está pensando através de desenhos. Pegue uma folha em branco e, mais uma vez, deixe a criatividade fluir. No final, analise o seu desenho e tente compreendê-lo. Pode ser que uma grande ideia tenha surgido sem que nem ao menos você tenha se dado conta.

3 – Seja mais sociável

Quando você conhece novas pessoas e culturas, acaba refrescando suas ideias e aprendendo coisas novas, estimulando a formação de novos pensamentos que, por sua vez, têm enorme potencial para gerar novas ideias.

4 – Crie distância da situação

Estudos indicam que quando criamos uma distancia psicológica da ideia que estamos desenvolvendo, conseguimos ver novos e melhores horizontes para ela. Isso porque afastamos nossos sentimentos e contextos que diversas vezes criam barreiras para a criatividade. Portanto, na próxima vez que você estiver desenvolvendo uma ideia, procure criar uma distancia psicológica dela.

5 – Vá além

Quebre seus velhos estigmas e hábitos; permita-se inovar! Qualquer ideia nova depende da sua vontade de tê-las e realizá-las. A cada vez que você diz que não é capaz, impõe uma nova barreira na sua criatividade, então, deixe isso de lado e dedique-se ao que realmente importa.

 

Fonte: Universia

 
17 maneiras eficientes de superar o estresse

Passar por estresse constante é uma situação problemática porque a irritação pode danificar diversos aspectos de nossa vida, inclusive a saúde. Se você sente que tem passado por muitos períodos desagradáveis e precisa manter a calma para solucionar essa questão, existem algumas dicas que vão ajudar.

Confira 17 maneiras eficientes de superar o estresse:

1. Aproveite pequenas vitórias
Faça de cada conquista em sua vida algo grandioso. Pense em como você lutou para conseguir tal objetivo e valorize sua vitória.

2. Saia com amigos que não sejam do trabalho
Se você não costuma sair com muitos amigos além dos colegas de trabalho, procure mudar esse fato. Isso porque mesmo que você goste das pessoas com quem trabalha, é importante ter um período para evitar contato com tudo que for relacionado ao emprego.

3. Crie uma boa trilha sonora
Faça uma trilha sonora motivadora ou relaxante para você e escute no caminho até o trabalho ou até mesmo durante seu expediente, caso seja permitido e você se sinta confortável dessa maneira.

4. Tenha um hobby ativo
Se você trabalha utilizando principalmente suas atividades intelectuais, procure por um hobby no qual suas tarefas sejam mais ativas, como exercícios físicos.

5. Aumente sua perspectiva
Lembre-se de que o que está causando estresse para você agora, provavelmente será facilmente esquecido nos próximos 10 anos.

6. Esqueça o passado
Esqueça de erros que você cometeu no passado que podem ser a causa principal de seu estresse. Pensar repetidamente sobre isso não solucionará a situação.

7. Caminhe
Sempre que possível, faça caminhadas ao ar livre, próximo à natureza.

8. Faça meditações
Meditar ajuda você a manter sua mente vazia por alguns momentos, trazendo de volta a calma a você e fazendo com que suas ideias sejam mais claras.

9. Assista ou leia algo engraçado
Procure por algo que faça você rir para aliviar o estresse acumulado.

10. Junte pequenas tarefas
Tente juntar as menores tarefas designadas a você em seu emprego e o que você precisa resolver em sua vida pessoal em atividades maiores que possam ser resolvidas mais fácil e rapidamente.

11. Diminua tarefas trabalhosas
Quando você tiver tarefas demasiadamente difíceis, procure diminuí-las em etapas para ter uma visão mais clara do que precisa fazer e evitar o estresse.

12. Tenha tempo para se concentrar em uma tarefa
Administre seu tempo para que seja possível ter foco exclusivo em apenas uma tarefa e então realizá-la da melhor maneira possível.

13. Limite a quantidade de informações
Absorver uma quantidade muito grande de informações pode cansar sua mente e, por conseqüência, deixá-lo estressado. Por isso, limite o tempo que você gasta para informar-se.

14. Evite discutir online
Se você costuma discutir sobre assuntos diversos em redes sociais, comentários em blogs ou até mesmo em sites de notícias, evite essa atitude. Você não mudará a opinião de outras pessoas com seus argumentos e ficará irritado à toa.

15. Deixe finais de semana livres
Procure realizar todas as suas tarefas importantes de segunda à sexta para que seus finais de semana estejam livres para descanso e lazer.

16. Treine sua respiração
Treine sua respiração para que você possa respirar fundo com frequência e relaxar seu corpo, já que inspirar e expirar o ar de maneira curta e rápida causa tensão.

17. Encontre um emprego mais adequado
Se nenhuma das sugestões funcionar para você, provavelmente você não está no emprego correto. Caso você odeie seu emprego, procure por um novo. Não existem motivos para manter algo desagradável e que o deixa insatisfeito.

Fonte: Universia

 
Estudar com amigos diminui o estresse na universidade

As aulas nas escolas e universidades estão voltando. Serão mais de 6 meses de aulas, provas, trabalhos, pesquisas e projetos – mas será que você sabe como contornar o estresse de tanta responsabilidade? A seguir, separamos 6 dicas para aproveitar bem o semestre de estudo e evitar a exaustão física e emocional:

 

1 – Crie listas de metas
Um dos aspectos que mais estressam os estudantes é a dificuldade de criar prioridades e organizar o seu tempo e disposição. Para evitar esse problema, logo no início do ano, crie calendários de estudo e pequenas metas. Deseja ler metade dos livros propostos antes do meio de ano? Comece a trabalhar na sua meta desde já. 

2 – Tenha hábitos saudáveis
Ter hábitos saudáveis é uma das melhores maneiras de equilibrar o corpo e a mente e fugir do estresse. Inscreva-se em uma academia, realize exercícios físicos, coma frutas, legumes e verduras e beba bastante água. Um corpo equilibrado deixa todos os problemas muitos mais fáceis de lidar. 

3 – Descanse
Por mais que você tenha muitas tarefas a realizar é essencial que você saiba quando o seu cansaço está no limite e precisa de um descanso. Aproveite os fins de semana para encontrar os amigos e passar um tempo com a sua família. Estudar sem parar é uma das piores coisas que você pode fazer para o seu corpo e mente. 

4 – Durma bem
Passar muitas noites sem dormir não apenas irá deixá-lo exausto, como também irá dificultar o seu aprendizado Enquanto dormimos, o nosso cérebro consolida tudo que aprendemos durante o dia e nos deixa preparados para aprender mais. Tente dormir pelo menos 8 horas por dia e o resultado no seu desempenho será muito melhor. 

5 – Estude com os amigos
Criar grupos de estudo e estudar com os amigos é uma das melhores formas de aprender e se divertir ao mesmo tempo. Porém, é importante que durante essas reuniões vocês estudem de verdade – se não, você estará apenas desperdiçando o seu tempo e o das outras pessoas. 

 6 – Peça ajuda
Você não precisa aprender tudo sozinho. É normal que você tenha dificuldade em alguns assuntos e não consiga avançar no conteúdo. Caso isso aconteça com você, não tenha medo de pedir ajudar ao professor, ou para um colega que tenha facilidade com essa matéria. Duas cabeças funcionam melhor do que somente uma.

 

Fonte: Universia

 
Como definir objetivos para a universidade

 

Estabelecer metas é fundamental para ter um desempenho positivo durante a faculdade. Porém, definir o que será prioridade e como você vai alcançar aquela meta pode ser bastante trabalhoso. Se você está começando um novo semestre e quer se comprometer com os estudos, confira algumas maneiras simples de definir objetivos para a universidade:

 

1. Pense em objetivos finais

Que tipo de objetivos você pretende alcançar durante o tempo em que está na universidade? Eles podem ser longos, para serem cumpridos ao longo do curso, ou curtos, para durarem uma matéria ou semestre. Entretanto, você deve manter em mente um objetivo principal, para o qual todos os outros devem estar voltados. 

Como definir objetivos para a universidade: 2. Seja específico sobre seus objetivos

Elimine ao máximo as generalizações ao estabelecer seus objetivos para o curso. Em vez de definir como meta algo como se sair melhor em determinada matéria, pense em palavras mais esclarecedoras, como “conseguir no mínimo uma nota oito”. Isso ajuda a transformar as metas em algo mais realista.

3. Seja realista

Não defina como meta tirar 10 em todas as matérias se no semestre anterior você mal teve condições de alcançar a média. Isso vai fazer com que você se sinta frustrado e acabe desistindo no meio do caminho. Em vez disso, analise sua situação com sinceridade e estabeleça um espaço alcançável para melhoria.

4. Pense nos seus pontos fortes

É claro que você deve melhorar os seus pontos fracos, mas isso não significa deixar os fortes de lado. Ao contrário, procure trabalhá-los e utilizá-los para melhorar o que você precisa. Tenha em mente que um bom desempenho nas áreas em que você é bom ainda servem como incentivo para desenvolver aquelas onde você ainda apresenta dificuldades.

5. Estabeleça prazos

Uma vez que você tem objetivos capazes de serem alcançados, estabeleça um prazo para chegar até eles. É isso que vai manter você motivado e buscando a melhora que procura. Lembre-se apenas de que poucas vezes os resultados surgem imediatamente. Seja paciente.

 6. Monte um plano

Quais são os passos necessários para alcançar aquele objetivo dentro do prazo estabelecido? Pense em como você vai viabilizar o que já está no papel. Só assim você verá a transformação se tornar real.

7. Encontre uma maneira de checar seu progresso

Sem acompanhamento é muito fácil deixar que o processo se perca. Por isso, é fundamental que você tenha uma estratégia para medir o seu progresso durante o período estabelecido. Pode ser uma avaliação pessoal realizada dentro de um prazo estabelecido por você ou mesmo um amigo que é conhecido por “ficar no seu pé”.

8. Pense nas situações negativas

O que vai acontecer se você não cumprir aquele objetivo? O que vai mudar para que você realmente coloque seu plano em prática e alcance aquilo que deseja para ser bem-sucedido no curso universitário?

9. Encontre uma maneira de se recompensar

A cada objetivo alcançado você precisa de uma recompensa que faça com que você sinta vontade de ir a busca da próxima meta. Como você pretende fazer isso? Pode ser um passeio em um local bonito, uma roupa nova ou até mesmo um jantar no seu restaurante favorito. Lembre-se de que manter a motivação é fundamental para concluir o processo.
 
UNEB é bem avaliada pelo MEC

 

Qualidade e tradição: UNEB é bem avaliada pelo MEC

O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas ICSA/UNEB, em uma escala onde a nota máxima é 5, recebeu a nota 3 no IGC (Índice Geral de Cursos) do Ministério da Educação. Igualmente com a mesma nota ficaram os cursos de Administração e Ciências Contábeis.

O IGC é uma métrica utilizada pelo governo federal (em especial o INEP) que resulta de uma série de parâmetros de avaliação da qualidade como as notas dos alunos no ENADE, as condições de infraestrutura e a qualificação do corpo docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação, de uma Instituição de Ensino Superior.

A Nota da UNEB é resultado do esforço e competência do corpo docente e técnico da Instituição e principalmente do empenho dos alunos, no intuito de melhorar de forma colaborativa e permanente, a qualidade do ensino superior.

 
Conheça a nossa Nova CPA

cpasite

 
<< Início < Anterior 1 2 3 Próximo > Fim >>

Página 2 de 3
Localização: SEPS W4, Quadra 709/909, Bloco D, s/n - W3 Sul, Brasília - DF, 70.390-089 - Edificio FAPE E-mail: relacionamento@uneb.com.br
Desenvolvido por -