• UNEB no Youtube
  • UNEB no Linkedin
  • UNEB no Facebook
  • UNEB no Instagram
Estudar com amigos diminui o estresse na universidade

As aulas nas escolas e universidades estão voltando. Serão mais de 6 meses de aulas, provas, trabalhos, pesquisas e projetos – mas será que você sabe como contornar o estresse de tanta responsabilidade? A seguir, separamos 6 dicas para aproveitar bem o semestre de estudo e evitar a exaustão física e emocional:

 

1 – Crie listas de metas
Um dos aspectos que mais estressam os estudantes é a dificuldade de criar prioridades e organizar o seu tempo e disposição. Para evitar esse problema, logo no início do ano, crie calendários de estudo e pequenas metas. Deseja ler metade dos livros propostos antes do meio de ano? Comece a trabalhar na sua meta desde já. 

2 – Tenha hábitos saudáveis
Ter hábitos saudáveis é uma das melhores maneiras de equilibrar o corpo e a mente e fugir do estresse. Inscreva-se em uma academia, realize exercícios físicos, coma frutas, legumes e verduras e beba bastante água. Um corpo equilibrado deixa todos os problemas muitos mais fáceis de lidar. 

3 – Descanse
Por mais que você tenha muitas tarefas a realizar é essencial que você saiba quando o seu cansaço está no limite e precisa de um descanso. Aproveite os fins de semana para encontrar os amigos e passar um tempo com a sua família. Estudar sem parar é uma das piores coisas que você pode fazer para o seu corpo e mente. 

4 – Durma bem
Passar muitas noites sem dormir não apenas irá deixá-lo exausto, como também irá dificultar o seu aprendizado Enquanto dormimos, o nosso cérebro consolida tudo que aprendemos durante o dia e nos deixa preparados para aprender mais. Tente dormir pelo menos 8 horas por dia e o resultado no seu desempenho será muito melhor. 

5 – Estude com os amigos
Criar grupos de estudo e estudar com os amigos é uma das melhores formas de aprender e se divertir ao mesmo tempo. Porém, é importante que durante essas reuniões vocês estudem de verdade – se não, você estará apenas desperdiçando o seu tempo e o das outras pessoas. 

 6 – Peça ajuda
Você não precisa aprender tudo sozinho. É normal que você tenha dificuldade em alguns assuntos e não consiga avançar no conteúdo. Caso isso aconteça com você, não tenha medo de pedir ajudar ao professor, ou para um colega que tenha facilidade com essa matéria. Duas cabeças funcionam melhor do que somente uma.

 

Fonte: Universia

 
Localização: SEPS W4, Quadra 709/909, Bloco D, s/n - W3 Sul, Brasília - DF, 70.390-089 - Edificio FAPE E-mail: relacionamento@uneb.com.br
Desenvolvido por -